Você já se perguntou qual o seu entendimento sobre liderança e qual a importância dela na Medicina Veterinária?

Algumas pessoas tem como conceito que liderança é ocupar um cargo hierárquico, gerenciar pessoas ou estar à frente nas decisões. Liderança é muito mais do que isto!

Conceito de Liderança

liderança é de extrema importância para o indivíduo que a exerce e para qualquer grupo onde seja necessário conduzir as pessoas. Vale lembrar que antes de liderar outras pessoas, é preciso liderar a si mesmo, exercendo a autoliderança!

liderança se faz necessária tanto no contexto profissional como pessoal. Por exemplo, os pais tem um papel de conduzir os filhos através de seus exemplos, inspirando e os motivando a levarem suas vidas dentro dos valores familiares. E assim é o papel do líder na empresa. Portanto, ser líder é ter como missão desenvolver seus liderados, inspirar, motivar para a ação, ser exemplo e despertar sentimentos positivos nas pessoas, em todas as área de atuação.

Seja um Líder

Como um líder poderá realizar tudo isso? Primeiramente, exercendo a autoliderança. É preciso que o líder tenha consciência que a autoliderança é importante para seu desenvolvimento e encontre tempo para investir nela. É imprescindível que o líder destine tempo para conhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos, conheça suas habilidades e limitações, para poder concentrar energias naquilo que é bom e cercar-se de pessoas boas naquilo que ele sabe possuir limitações.

Um líder precisa realizar e não necessariamente fazer (executar), por isso precisa aprender a delegar, o que o ajudará a realizar mais fazendo menos. Para delegar, precisará ter pessoas na sua equipe com competência para executar estas tarefas. Desta forma, o líder terá mais tempo para desenvolver sua equipe, formar novos líderes, pensar estrategicamente, conversar com os colegas sobre sua gestão e liderança, e praticar a autoliderança.

E na Medicina Veterinária, qual seria a importância da liderança?

Importância da Liderança

Temos hoje muitos profissionais exercendo a medicina veterinária, exercendo os mais diferentes tipos de trabalho, em diferentes áreas, funções e especialidades. Estes profissionais se apresentam de uma forma ou de outra liderando: seja a si mesmos (como profissionais, como gestores de suas carreiras, de sua empresa ou de suas vidas) ou indo além de si mesmos, influenciando a vida de outros profissionais médicos veterinários ou não. Independente da função exercida, acredito que, como classe, um dos maiores desejos do Médico Veterinário é a valorização profissional. Ë ser reconhecido como profissional competente que atua gerando contribuição para a saúde animal e também humana. Ser líder, exercendo a liderança da forma comentada anteriormente, é a melhor maneira de se posicionar profissionalmente mostrando seu devido valor e o da sua equipe ou dos seus parceiros de trabalho.

Ser líder na Medicina Veterinária, pensando no mercado pet, é ser capaz de tomar decisões assertivas para seus pacientes, influenciando positivamente a vida deles e dos seus tutores. Ë ser capaz de formar equipes com os melhores profissionais de cada especialidade, para construir o melhor resultado de tratamento, prevenção e de qualidade de vida para cada paciente.

Ser líder, portanto, é mais do que impactar a própria vida e de seus liderados: Na Medicina Veterinária, é impactar a vida de tutores, pacientes e ainda dos colegas, por ser capaz de contribuir para a valorização profissional desenvolvendo um olhar respeitoso para nossa profissão!

Este post foi escrito por mim para o blog Comunidade Vet:

https://comunidadevet.com.br/blog/lideranca-na-medicina-veterinaria
by:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.